Pastoral dos Ostiários

Ostiária é o ministério que tem como responsabilidade cuidar das alfaias, objetos litúrgicos e vestes litúrgicas. Para que uma celebraçao saia em ordem é muito importante que o ambiente esteja organizado e que os objetos liturgicos sejam preparados, essa é a funçao do nosso ministério.

Para ser uma boa ostiária é preciso em primeiro lugar ter vocaçao, gostar do que faz, e fazer dessa vocaçao uma missao, viver na verdade e no amor.

A ostiária ocupa um cargo de grande importância e responsabilidade nas comunidades católicas. Antigamente este cargo era confiado somente a clérigos, que, para esta função, recebiam a ordem menor de ostiário. Mas, com a escassez de candidatos e, mais tarde, com a valorização desmedida do presbiterado em detrimento de outras vocações, alguns fiéis foram escolhidos para desempenhar esse verdadeiro ministério.

A ostiária deve ser consciente de sua responsabilidade: a ele é confiada a guarda dos objetos e vestes sagradas, usadas na liturgia. Dada a santidade dos objetos que cuida, o sacristão deve exercer sua função com um profundo zelo religioso, de modo que tudo na sacristia prime pela ordem, beleza e limpeza. Do trabalho da ostiária vai depender também a beleza e dignidade das cerimônias sagradas.

2016-04-14T10:09:31+00:00