Perseverança na Fé durante a Provação.

Quando tudo caminha bem, é fácil dizer que confiamos no Senhor. Agora, quando fica mais evidente que “os Planos de Deus não são os nossos”, a experiência pode ser muito difícil e desconcertante a ponto de questionar-se inclusive a bondade do Senhor e dos seus caminhos para nós. Nas dificuldades, olhar para a grama mais verde do vizinho nem parece uma tentação, mas a saída para nossos problemas. Onde entra Deus no meio disso tudo?

“Como é possível viver essa provação sem perder a fé em um Deus bondoso, Pai de amor e misericórdia?”

Uma resposta é dizer que as dificuldades são provas que Deus permite para que cresçamos e demonstremos o nosso amor a Ele. Não quero desmentir isso, no livro dos provérbios encontramos uma famosa passagem que ilustra essa realidade: “A prata no forno, o ouro no crisol, mas é Iahweh que prova o coração” (Prov 17, 3). Ou ainda, o livro de Jó nos conta exatamente uma história de provação da fé de um homem justo.

Mas como é possível viver essa provação sem perder a fé em um Deus bondoso, Pai de amor e misericórdia? Mesmo que não tenhamos essa resposta na ponta da língua, podemos olhar para os exemplos de santidade e perceber que a perseverança na hora da provação é uma constante na vida de cada um deles. Quantos santos não morreram antes de renegar a sua fé, e quantos não sofreram durante muito tempo uma doença que os fez crescer ainda mais no amor e no abandono confiado nas mãos de Deus?

Uma outra pista que nos dá Jesus de que é possível viver a fé, e uma fé alegre, mesmo em meio às dificuldades, está nas chamadas bem-aventuranças encontradas nos evangelhos de Mateus e de Lucas. Lá Jesus proclama alegres os perseguidos, os pobres, os que sofrem por causa da justiça. Como pode ser isso? É algo que vai totalmente contra a mentalidade mundana predominante.

Como pode ser feliz um pobre? Mas é o que Jesus diz.

“No meio do sofrimento somos chamados a amar com mais força…”

Penso que o central em todas essas realidades e o que nos permite perseverar na fé independentemente da situação na qual nos encontremos é o encontro pessoal com Jesus. A partir do encontro com a pessoa viva de Jesus, a perspectiva da vida muda completamente. Esse encontro agora ilumina toda a realidade, faz com que eu a veja com outros olhos, os de Deus. E esse novo olhar não acaba com as dificuldades mas permite que vejamos como o amor triunfa sobre todas elas. Os santos e os mártires são capazes do que fizeram porque amaram ardentemente a Jesus. Em alguma medida cada um de nós experimenta que o amor é muito poderoso. O amor de um pai por um filho que sofre o faz capaz de muito para aliviar esse sofrimento. Quanto mais nos move um amor intenso por Deus, mais nos faz capaz de tudo por amor.

A chave é o amor. No meio do sofrimento somos chamados a amar com mais força, mas isso só vai ser possível se realmente tivermos nos encontrado com aquele que é a fonte desse amor, Jesus. Auxilia-nos muito pedir a intercessão de Maria, mãe de Jesus, que como ninguém soube perseverar na fé em meio as dores. Com seu auxílio, permaneceremos, como ela, de pé no momento da cruz.

joao_colunista_assinatura

 

Fonte: http://www.a12.com/formacao/detalhes/perseveranca-na-hora-da-provacao

 

2018-10-11T15:17:37+00:00